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Curiosidades - Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra

 

- O roteiro do filme foi inspirado no famoso brinquedo da DisneyWorld, também chamado Piratas do Caribe


- No início da década de 1990, os roteiristas Ted Elliott e Terry Rossio em um giro sobrenatural no gênero pirata. A Disney fez com que Jay Wolpert escrevesse um roteiro baseado no brinquedo em 2001, que era baseado em uma história criada pelos executivos Brigham Taylor, Michael Haynes e Josh Harmon. A história tinha Will Turner como um guarda de prisão que liberta Jack Sparrow para resgatar Elizabeth, que está como refém por dinheiro pelo Capitão Coração Negro. O estúdio não sabia se iria lançar o filme nos cinema ou direto para DVD. A disney estava interessada em Matthew McConaughey como Sparrow porque ele se parecia com Burt Lancaster, que havia inspirado a interpretação do roteiro do personagem. Stuart Beattie foi trazido para reescrever o roteiro em 2002 devido a seu conhecimento sobre pirataria


- Quando Dick Cook conseguiu convencer o produtor Jerry Bruckheimer a entrar no projeto, ele rejeitou o roteiro porque era "um filme de pirata comum". Em março de 2002, ele trouxw Elliott e Rossio, que sugeriram uma maldição sobrenatural – como é descrito na narração de abertura do brinquedo – para ser o enredo do filme. Em maio de 2002, Gore Verbinski assinou contrato para dirigir. Ele ficou atraído pela ideia de usar tecnologia moderna para ressuscitar um gênero que havia desaparecido após a Era de Ouro de Hollywood, e por lembrar de sua memórias de infância do brinquedo, achando que o filme era uma oportunidade para pagar um tributo ao tom "assustador e divertido" da atração


- Apesar de Cook ter apoiado adaptações dos brinquedos da Disney em filmes, o fracasso de bilheteria de The Country Bears (2002) fez Michael Eisner tentar cancelar a produção de "Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra". Entretanto, Verbinski disse a seus artistas de conceitos a continuar trabalhando no filme, e quando Eisner veio fazer uma visita, ele ficou abismado com o que eles haviam criado. Como ele lembra no livro DisneyWar, Eisner ponderou "Por quê tem de custar tanto?", Bruckheimer respondeu dizendo que "Seus competidores estão gastando US$ 150 milhões", se referindo as franquias "O Senhor dos Anéis" e "Matrix". Eisner concordou, porém com o estigma preso as adaptações de atrações de parques, ele pediu a Verbinski e Bruckheimer que removessem algumas das referências mais diretas a atração, como uma cena onde Jack e Will entram em uma caverna através de uma cachoeira;


- A maioria dos atores usou próteses e lentes de contatos. Johnny Depp tinha lentes que também serviam como óculos de sol, enquanto Geoffrey Rush e Lee Arenberg usaram lentes desbotadas para dar aos personagens aparências mais sinistras. Mackenzie Crook usou duas lentes para representar o olho de madeira do personagem: uma versão simples, e uma versão mais elaborada para quando o olho se projeta. Além disso, seus dentes podres e peles com escorbuto foram pintadas, apesar de Depp ter tido um dente de ouro adicionado, que ele esqueceu de retirar depois das filmagens. Depp também usou uma pistola genuína feita em 1760, em Londres, que a equipe comprou de um vendedor em Connecticut
 

- A equipe passou cinco meses criando a caverna onde Barbossa e a tripulação do Pérola Negra tentar reveertar sua maldição, enchendo-a com 1,5 m de água, 882 moedas astecas e pinturas de ouro em algumas pedras de isopor para fazer o tesouro mais impressionante. A equipe também contruíu a fortaleza de Port Royal em Rancho Palos Verdes, Califórnia, e a mansão do Governador Swann em Manhattan Beach


- A parte mais importante do filme eram seus três navios: o Pérola Negra, o Interceptor e o Dauntless. Por motivos de orçamento, os navios foram construídos em docas, com apenas seis dias gastos em mar aberto para a batalha entre o Pérola Negra e o Interceptor. O Dauntless e o Pérola Negra foram construídos em barcas, com imagens geradas por computador completando as estruturas. O Pérola Negra foi construído no hangar do Hughes H-4 Hercules, para se ter controle da neblina e da iluminação. O Interceptor foi uma modificação do Lady Washington, uma réplica em tamanho real de um navio do século XVIII, totalmente pintado antes de começar uma viajem de 40 dias começando em 2 de dezembro de 2002, até 12 de janeiro de 2003. Uma miniatura também foi construída para a sequência da tempestade


- Devido a rápida agenda de filmagens, a Industrial Light & Magic começou a trabalhar nos efeitos visuais imediatamente. Apesar das formas esqueléticas que os piratas assumem na Lua Cheia duram relativamente pouco tempo em tela, a equipe sabia que suas formas geradas por computador deveriam convencer em termos de replicar as interpretações e características dos atores, do contrário a transição não iria funcionar. Cada cena com os esqueletos eram filmadas duas vezes: uma de referência com os atores, e uma sem eles para adicionar os esqueletos, algo complicado de se fazer já que Verbinski decidiu filmar as batalhas com câmeras de mão. Os atores também deveriam interpretar suas cenas novamente em cenários de captura de movimento. Com as filmagens terminando quatro meses antes da estréia, Verbinski passou 18 horas por dia na edição, enquanto ao mesmo tempo 600 horas foram gastas nas cenas de efeitos, 250 apenas para remover embarcações modernas das tomadas


- Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Johnny Depp), Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais.

 

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